Prezados clientes,
Informamos que a partir do dia 24 de outubro, esta loja virtual será desativada.
Saiba mais neste link

Contato: (11) 2371-8540 / Whatsapp: (11) 97214-4507
0

R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

Swipe to the left

Receita: Kimchi - conserva coreana de acelga apimentada

Receita: Kimchi - conserva coreana de acelga apimentada
Por ma.asamura 5 de abril de 2014 11 comments

Kimchi - prato tracional da Coréia do Sul

O Kimchi ou "Kimchee" ou "Gimchi" é um prato muito popular na culinária coreana, é uma conserva tradicional que normalmente é feita de acelga, mas que pode ser também feita de diversos outros legumes e vegetais.

É um prato tradicional da Coréia do Sul e você pode encontrar diversas variações do prato. Se fizermos uma comparação, o Kimchi é o arroz e feijão brasileiro que não pode faltar na mesa dos coreanos.

O sabor do Kimchi pode variar de acordo com o legume ou vegetal utilizado, os temperos, e o tempo de conserva. Muitas pessoas preferem o Kimchi fresco, feito no mesmo dia, enquanto outras pessoas preferem deixar a conserva por vários dias na geladeira. Na Coréia do Sul, os coreanos conservam o Kimchi em vasos de cerâmica no chão, debaixo da terra.

Receita: Kimchi

Apresentaremos duas receitas: a primeira, encontramos procurando no Google do site Testado, Provado e Aprovado.

Esta receita eu já testei e realmente é muito boa, faria alguns pequenos ajustes para o meu paladar, mas explica da forma mais didática possível como fazer Kimchi, inclusive utilizando alguns ingredientes coreanos que fazer a diferença.

Preparo do Kimchi

kimchi-testado-aprovado

1a Etapa:

  • Retire as folhas externas da acelga caso estejam ruins. Lave a acelga inteira;
  • Corte ao meio. Depois em quatro;
  • Retire o excesso do talo, mas deixe o suficiente para manter as folhas presas;
  • Numa bacia grande, misture a água com 3/4 de xíc. de sal, até dissolver bem. Divida o restante do sal em 4 partes iguais e use cada parte para salpicar em cada uma das partes da acelga. Deve-se abrir as folhas e salpicar o sal na parte mais grossa, uma a uma.
  • Uma vez salgadas, mergulhe-as na água salgada. Ponha um peso em cima (usei uma panela cheia de água).Deixe repousar por umas 5 horas (esta etapa pode ser feita a noite e o restante no dia seguinte de manhã ou a primeira etapa pode ser feita de manhã e o restante à tarde)

2a Etapa

  • Escorra toda água salgada das acelgas e enxágue-as, muito bem, 3 vezes. A esta altura, elas já terão perdido bastante volume, estarão murchas. Deixe-as escorrendo emborcadas numa peneira ou em um escorredor. Enquanto isso, faça a 3a. etapa.

3a Etapa

  • Numa tigelinha, misture as 2 colh. de sopa de água com a farinha de arroz.
  • uma panela pequena, junte a água e esta mistura. Leve ao fogo médio, mexendo sempre até formar um mingau. Quando começar a ferver, desligue o fogo e reserve.

4a Etapa

  • Num liquidificador ou processador, bata 1/4 da cebola, a maçã, o alho, o gengibre e o molho de anchovas.
  • Naquela mesma bacia onde a acelga ficou de molho, coloque o mingau de arroz (que já deve ter esfriado), a pimenta, sal, açúcar e a mistura do liquidificador.
  • Misture tudo muito bem. Junte, nesta mistura, o nabo, a cebolinha, a cebola e o gergelim. Misture tudo.
  • Verifique se as acelgas estão bem escorridas. Trabalhe dentro da própria bacia, usando luvas de borracha novas.
  • Trabalhando com um quarto de acelga de cada vez, deite-a dentro da bacia e esfregue o recheio entre as folhas, uma por uma, e quando terminar, enrole a folha mais externa, fazendo uma trouxinha.
  • Quando terminar, se sobrar algum recheio, deixe por fora da acelga. Coloque em recipientes que tenham boa vedação.Guarde na geladeira e vá utilizando aos poucos. Dura bastante tempo. Esta mistura vai fermentando com o tempo e os Coreanos dizem que é melhor consumir após uma semana, mas há quem prefira o Kimchi fresco. Os sabores vão mudando conforme o tempo vai passando.

Outra receita muito interessante é a do site Banchan de Culinária Coreana do nosso amigo João Son.

Ele explica em detalhes como preparar esse maravilhoso prato indispensável em todo restaurante coreano.Assista abaixo o vídeo da Receita de Kimchi:

Se preferir acompanhar a receita em detalhes, acesse esse post.

Produtos recomendados:

pasta-pimenta-coreana-gochujang pimenta-vermelha-po-wang
pimenta-em-po-hot-ground-chili-100g-nguan-soon molho-extrato-anchova-anchovy-sauce-daesang-834ml
Esse molho pronto chamado Kimuchi no Moto é ideal para preparo de Kimchi ao estilo japonês. Ele já vem pronto para preparo, basta colocar na acelga natural ou já "salgada/desidratada".

Experimente: http://www.konbini.com.br/molho-de-pimenta-kimuchi-no-moto-kimchi-momoya-190g

O molho de peixe coreano é difícil de encontrar, nem sempre teremos na loja Konbini.

Fonte: Testado, Provado e Aprovado/Banchan

JOÃO BATISTA OLIVEIRA (Prof. JOHN) 25 de junho de 2021 at 16:25
Muito interessante a receita. Muito Obrigado, mas gostaria de deixar minha contribuição da forma que faço. Quando faço, depois de pousar por um dia no sal grosso, não há necessidade de lavar novamente e já foi dispenso o açúcar, o mingau com farinha de arroz, o nabo e a maçã e, mesmo assim, fica espetacular. Pode-se consumir até um mês sem nenhum problema. Outra coisa, no lugar da pimenta coreana em pó, pode-se usar 500 gramas da pimenta vermelha que fica a mesma coisa. Os coreanos e membros da Associação das Famílias Para Unificação e Paz Mundial da cidade de Pouso Alegre, Sul das Minas Gerais adoram este tipo de Kimichi que faço. Está ai a grande dica e um forte abraço a todos.
Professor JOHN
Marcelo Asamura Azevedo 25 de junho de 2021 at 16:25
Professor John, tudo bom?
Agradecemos pelas dicas e pela sua contribuição, com certeza, essa receita pode ser aprimorada e Kimchi é um prato coreano que permite diversa variações.
Inclusive, pode ser feito com diversos outros legumes.
Obrigado.
Atte.
Marcelo
Monaliza 25 de junho de 2021 at 16:25
Olá! Adorei a receita. Tem algum site que eu possa adquirir os ingredientes? Aqui na minha cidade vai ser difícil encontrar. Obrigada.
Marcelo Asamura Azevedo 25 de junho de 2021 at 16:25
Monaliza, tudo bom?
Alguns dos ingredientes você encontra em nossa loja virtual: http://www.konbini.com.br/
Se não encontrar algum ingrediente desta ou de outra receita, nos avise.
Atte.
Marcelo
Vania valerio 25 de junho de 2021 at 16:25
Onde posso encontrar Kimchi enviado pelo Correio?????
Marcelo Asamura Azevedo 25 de junho de 2021 at 16:25
Vania, tudo bom? Não vendemos produtos frescos, mas vendemos os ingredientes para fazer Kimchi. Temos um molho japonês chamado Kimuchi no Moto: http://www.konbini.com.br/alimentos/molhos/molho-de-pimenta-kimuchi-no-moto-kimchi-momoya-190g Ele é um molho pronto para preparo Kimchi. É bastante apreciado pelos japoneses e tem alguns restaurantes japoneses no Brasil utilizando também. Atte. Marcelo
cecilia lucenia de brito 25 de junho de 2021 at 16:25
no site de vocês não encontrei farinha de arroz e o molho de anchovas pra fazer a acelga apimentada, você pode me indicar algum site que posso comprar, por favor, obrigada
Marcelo Asamura Azevedo 25 de junho de 2021 at 16:25
São 2 produtos bem difíceis de encontrar, pois o molho de anchovas é coreano. A farinha de arroz costuma vir da Tailândia. Não conheço lojas online que revendem estes produtos, mas posso procurar para você adquirir. Atte. Marcelo
Maria Ju 25 de junho de 2021 at 16:25
Mas deve ficar tão apimentado que fará mau a quem tem problema de estômago
Pode fazer sem pimenta?
Marcelo Asamura Azevedo 25 de junho de 2021 at 16:25
Dá para diminuir a pimenta, mas costuma ficar melhor apimentado. Se fizer sem pimenta, teria que adaptar a receita, pode fazer a conserva normalmente e colocar oleo de gergelim como substituto. Atte. Marcelo
Os 08 Alimentos Fermentados que Melhoram a Saúde Digestiva 25 de junho de 2021 at 16:25
[…] sugestão, veja esta receita feita com este famoso alimento tradicional […]