Prezados clientes,
Informamos que a partir do dia 24 de outubro, esta loja virtual será desativada.
Saiba mais neste link

Contato: (11) 2371-8540 / Whatsapp: (11) 97214-4507
0

R$0,00

Nenhum produto no carrinho.

Swipe to the left

Saquê tem validade?

Por ma.asamura 14 de novembro de 2014 20 comments

Segundo nosso professor e parceiro Alexandre Tatsuya Iida da Adega de Sake, saquê importado do Japão não tem validade.
Isso não se aplica aos saquês nacionais que têm a validade informada no rótulo do produto.

EM 3º lugar no ranking de e-mails que chegam na Adega de Sake, as pessoas perguntam sobre a Validade do sake.

A resposta é:

SAQUÊ IMPORTADO NÃO TEM VALIDADE.

Assim como os vinhos, que muitos melhoram com a idade (outros não), muitos sakes envelhecem de acordo com o perfil de cada uma delas.

Em resumo, os sakes aromáticos (bem frutados ou florais), perdem esta característica com o tempo, não menos que 2 anos após ser envasado. O que recomendamos para estes rótulos, é apreciar o quanto antes.

Não podemos dizer que o sake fica melhor ou não com o tempo, uma vez que há a diferença de paladares do consumidor.

A própria ANVISA diz que: Bebidas alcoólicas com teor igual ou acima de 11% por volume, deverá colocar "Validade Indeterminada". Anvisa RDC 259 item 6.6(f)

Claro que não pode ser armazenado de qualquer jeito: As garrafas FECHADAS (exceto os Não Pasteurizados que devem ser armazenados na geladeira), devem ser guardados longe da luz solar, locais ventilados ou frio (13ºC à 20ºC) e em PÉ.

Depois de aberto, a coisa muda: O sake que sobrar, deve ser guardado na geladeira e consumir em no máximo 90 dias. ( A Adega de Sake recomenda acabar de tomar em 30 dias).

Pontos notados visualmente no sake envelhecido: Adquiri a cor amarelada. Não há nenhum problema se a garrafa foi armazenada corretamente. Ele está envelhecendo, ganhando corpo e acalmando os aromas. Enquanto o sake fresco, lembra a primavera, os envelhecidos tem a cara do outono.

Então, não se desespere se aquela garrafa que você ganhou de um amigo que trouxe do Japão, deve ter estragado. Sake não estraga.

Caso o sake que você deixou guardado por muito tempo e ao abrir, não agradou o seu paladar, AÍ SIM, ele pode ser usado em drinks e caipirinha de sake ou na culinária. Além disso, para quem tem ofurô ou hidro, pode ser despejado na banheira, pois o sake é um ótimo hidratante de pele.

PS: Sake não vira vinagre

Link da Especialista em Sake Akiko Tomoda: http://www.akikotomoda.com/lecture/?p=2954

Juliene Ferreira 25 de junho de 2021 at 16:28
Existe algo ou alguma reação que pode causar a deterioração do sakê?
Marcelo Asamura Azevedo 25 de junho de 2021 at 16:28
Cada tipo de saquê deve ser conservado de forma diferente. Alguns tipos de saquê devem ser mantidos em refrigeração o tempo todo. Além disso, o saquê, após aberto, deve ser mantido em geladeira por até 3 meses para manter o seu sabor inalterado. O ideal é não manter o saquê bem gelado, pois o sabor do saquê também é influenciado pela temperatura. Caso tenha tido grande alteração de sabor ou de cor do seu saquê, seria bom evitar o consumo.
Ítalo 25 de junho de 2021 at 16:28
Meu avô tem um sake de uns 20 anos, e ontem resolvemos abri-lo, ele está bem escuro e com um cheiro parecido com o de shoyu, será q ele ainda é próprio pra beber?
Marcelo Asamura Azevedo 25 de junho de 2021 at 16:28
Ítalo, tudo bom?
Saquê não tem validade, mas isso depende de como ele é armazenado. O saquê normalmente é transparente, pode ser leitoso (Nigori) ou envelhecido (Koshu), este último tem uma aparência similar ao Whisky. No entanto, saquê de 20 anos, posso te dar certeza de que está próprio para consumo. Se o saquê for nacional, te garanto que não deve ser consumido, pois ele não tem o mesma prazo de validade, nem o mesmo processo de fabricação. Se for importado do Japão, teria que analisar o aroma e a consistência dele. Se o cheiro é parecido com shoyu não é uma boa característica.
Eu não recomendaria o consumo. Me parece como um vinho que ficou guardado por 20 anos de forma inadequada (na posição vertical fora da adega climatizada), o sabor é de vinagre e não há mais nenhum sabor, nem aroma de vinho.
Atte.
Marcelo
Alexandre Pirolo 25 de junho de 2021 at 16:28
Olá, tenho duvida em relação saquê, posso congela-lo sem que isso perca suas características?

Para entender melhor, estou iniciando produção de drinques prontos e como preciso congela-los por conta das frutas, as bebidas mesmo separadas irão juntas para freezer junto com as frutas, estão no mesmo recipiente.
Obrigado.
Alexandre
Marcelo Asamura Azevedo 25 de junho de 2021 at 16:28
Alexandre, tudo bom?
Não se recomendaria congelar o saquê, não é uma boa ideia.
Primeiro que nunca resfrie/congele o saquê em temperatura abaixo de 0 graus C.
Isso acabaria com todas as características do saquê. O saquê é fermentado, não é destilado, seria similar ao congelamento da cerveja que também é fermentada, imagina cerveja congelada. Você conseguiria beber?
Daria certo para vodka ou pinga, pois são destilados, não perdem a característica ao serem congelados. Mesmo que eu não ache bom um drink pronto, ainda acho que não fica ruim se fosse com destilados.
Se for para preparar um sorvete à base de saquê, acho que não tem problema. Para beber puro, ou até mesmo com frutas eu recomendaria você separar as frutas congeladas e deixar saquê na geladeira e não por muito tempo, no máximo 1 mês.
Acho que é possível, deixar o saquê misturado em garrafa pronto, mas sem congelar.
Atte.
Marcelo
Renan Garcias 25 de junho de 2021 at 16:28
Marcelo , o meu sogro me deu um saquê de arroz japonês com mais de 40 anos de idade gostaria de saber se ele pode ser consumido e se pode ter um valor de mercado ?
Marcelo Asamura 25 de junho de 2021 at 16:28
Saquê é diferente de Whisky, ele não tem validade, mas tudo depende de como a bebida foi acondicionada. Só dá para saber se está em boas condições se for aberto. Com relação ao valor de mercado, um saquê não é necessariamente melhor porque ele é mais "velho". Atte. Marcelo
Douglas 25 de junho de 2021 at 16:28
Boa tarde Marcelo abri um sakê e o que sobrou armazenei na geladeira na própria embalagem, existe algum problema ou algo do tipo se eu consumir ele após os 90 dias?
Marcelo Asamura 25 de junho de 2021 at 16:28
O problema em si é do seu saquê perder a "qualidade", assim como um vinho, ele até pode ser consumido, mas recomenda-se o seu consumo "o mais breve possível" para manter as suas "características originais".
José Almeida 25 de junho de 2021 at 16:28
Porque o sakê da Azuma (Kirin dourado) vem com prazo de validade? Devo obedecer, ou serve a sua máxima de que não há prazo de validade para sakê?
Marcelo Asamura 25 de junho de 2021 at 16:28
José, tudo bom? Vale uma atualização, saquê importado do Japão tem validade indeterminada. Com relação aos saquês nacionais, eles obedecem outra legislação. Portanto, você deve observar a validade descrita na garrafa.
Andressa 12 de dezembro de 2021 at 19:34
Saque nacional com validade 12/2021, será que pode ser consumido até o fim do mês 12?
Marcelo Asamura 13 de dezembro de 2021 at 13:09
Sim, se a validade não especifica a data exata, então, considere até o final do mês.
Sidney Vieira 20 de janeiro de 2022 at 21:29
Sidney Vieira
Tenho um saque Azuma Mirin fab 26/01/16
Val 26/01/17 porem eatava aberto guardado desde então em armario e hoje 20/01/22 abri ele novamente provei e ao paladar ficou mais licoroso e doce achei ate gostoso. Porem estou com receio de usa- lo. Devo descartar?
Marcelo Asamura 21 de janeiro de 2022 at 07:57
A validade do saquê nacional é diferente da validade do saquê importado.
No caso do saquê nacional Azuma Kirin, o que vale é a validade no rótulo do produto.
Amanda Rodriges 19 de setembro de 2022 at 11:45
Olá , comprei um sake nacional a um dia atrás e queria saber como e onde guardar , tenho planos de abri-lo ano que vem em outubro em uma ocasião , mas não sei como guardo tenho medo de estragar
Marcelo Asamura 19 de setembro de 2022 at 14:10
É recomendado guardar o produto lacrado longe do calor, da luz e em local arejado.
Ex. deixar em um armário arejado e que não bate sol diretamente.
Você pode consumir no ano que vem sem problema, é só tomar os devidos cuidados.
Se abrir, o ideal é consumir em até 1 mês e sempre guardar bem fechado em geladeira.
Lembrando apenas que o saquê perde algumas características com o tempo. Se deixar guardado por muitos anos, ele pode não ter o mesmo sabor original.
Masrabel Boere 26 de maio de 2023 at 05:19
Bom dia!! Ontem abri uma garrafa de Sakê ECHIGO TSURUKAME, do Japão, acontece que o líquido está transparente mas cheio de resíduos, a garrafa estava em pé em cima da minha adega. Devo ter comprado a uns 3 a 4 anos atrás. Os resíduos ficam acumulados no fundo da garrafa. Será que ainda está bom pro consumo??
Marcelo Asamura 26 de maio de 2023 at 09:18
Recomendo abrir e verificar o estado da bebida.
A questão é que existe o saquê nigori que é não filtrado, ele tem resíduos no fundo pelo fato de não ter sido filtrado, ele é um saquê "branco e leitoso", essa uma característica do próprio saquê.
Se não for um saquê do tipo NIGORI, é necessário abrir para verificar.
Apesar de ter validade indeterminada, não é recomendável guardar o saquê por muitos anos, mesmo sem passar da validade, ele pode perder as suas características se não for armazenado da forma adequada.